quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Torta de Amora - Sem glúten

Há alguns meses minha mãe descobriu que é celíaca, ou seja, não pode comer nada, nada meeeesmo, que tenha glúten. Antes disso uma prima também havia descoberto e é muito chato ver os outros comendo algo e não poder comer. É ruim, demora para acostumar. Eu ainda não fiz o exame, então não sei se herdei mais essa bela herança de família (sabe como é, pobre só herda doença).
Mas enfim, vendo minha mãe sofrer com isso, resolvi começar a pesquisar receitas sem glúten e fazer algumas para ela. A cara de alegria dela quando faço algo é tão linda que agora toda semana faço alguma coisa para ela comer feliz da vida (essa semana fiz quase todos os dias, me superei).
Hoje minha prima avisou que tinha umas amoras pra mim. Fiz torta de amora há umas semanas, mas com glúten. Dessa vez resolvi pesquisar uma massa sem glúten para que minha mãe pudesse comer também. Fiquei muito surpresa com o resultado, eu ainda tenho um pouco de receio, já que acho muitas receitas e nunca sei qual é a melhor. Mas essa tenho certeza que é a melhor receita para massa de torta sem glúten, fica uma delícia. Então chega de blábláblá e vamos para a receita:


Torta de Amora 
Massa

1 xícara de farinha de arroz
3/4 de xícara de polvilho
3/4 de xícara de amido de milho
1 colher das de chá de CMC
1/2 colher das de chá de sal
1 colher de sopa de açúcar
150 g de manteiga sem sal
1 ovo levemente batido
1 colher de sopa de vinagre
Água gelada

Modo de preparo

Colocar todos os ingredientes secos em uma vasilha grande e misturar bem. Depois disso acrescentar os líquidos e amassar até formar uma massa uniforme. Caso precise, acrescentar colheres de água gelada até chegar no ponto. Forme uma bola com a massa e deixe descansar na geladeira por 30 minutos. Depois disso, forre sua forma de torta com a massa e leve ao forno já aquecido a 180º por 20/30 minutos, dependendo do seu forno. A massa está pronta quando está seca e soltando da forma, não espere corar, ela fica mais branquinha mesmo.

Recheio

2 xícaras de amoras
Açúcar
Amido de milho

Modo de preparo

Na verdade eu não sei ao certo quanto de amora que usei para minha torta, acabei não medindo, mas achei essa medida em uma receita na internet e acho condizente com a realidade. Amassei bem as amoras em uma panela, acrescentei cerca de duas colheres de sobremesa de amido de milho e adocei. A quantidade de açúcar depende do seu gosto, eu por exemplo achei que tinha adoçado muito e no final ela acabou bem azedinha. Coloque a mistura em fogo baixo e mexa bem até engrossar um pouco.

Cobertura

300 g de nata
Açúcar a gosto

Modo de preparo

Bata a nata com o açúcar até adquirir consistência para o bico de confeitar. Você não precisa necessariamente usar o bico, mas a consistência é um creme firme, entende?

Finalizando

Coloque o recheio de amoras sobre a massa. Se estiver quente, espere esfriar, pode até colocar na geladeira. Depois de fria, coloque o creme de nata sobre a torta e está pronto!


Espero que tenha dado para entender direito a receita e que, se tentarem, dê certo! A massa que postei é sem glúten, mas você pode tranquilamente fazer uma massa com farinha de trigo ou bolacha de maisena, vai ficar igualmente bom. As fotos ficaram feias porque a iluminação tava péssima e como eu estava com preguiça de confeitar bonitinho a torta ficou assim, lisa em cima.

A receita da massa sem glúten eu adaptei do blog Cozinha Sem Glúten e Sem Leite.

Bom apetite!

Bia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário